terça-feira, 8 de setembro de 2009

A SOCIEDADE SECRETA




Michel Foucault disse que a promiscuidade no homossexualismo masculino é o resultado da repressão ao homossexualismo e, em particular, do namoro. Não foi possível desenvolver uma cultura de namoro – observa - porque havia a necessidade de esconder e a urgência de concluir. A consciência homossexual - observa ele – inclui o conhecimento de saber-se membro de um grupo social particular. Este assumiu a forma de “filiação a uma espécie de sociedade secreta, ou de participação de uma raça maldita, ou ainda de pertencer a um bloco da humanidade ao mesmo tempo privilegiado e perseguido”. Na definição dada pôr Roland Barthes: “Uma deusa, uma figura digna de ser invocada, um caminho de intercessão”. Uma comunidade onde se entra pôr revelação e iniciação. ... em primeiro lugar está a solidariedade coletiva com seus direitos e deveres, com seu comunismo erótico e então, somente então, delineiam-se as individualidades, as amizades profundas, até se chegar ao exclusivismo amoroso do enamoramento.
No ensaio “Caro Paul”, de Paul Robinson, um professor leva um aluno a reconhecer a própria homossexualidade. O aluno lhe diz que se apaixonara pelo companheiro de quarto e sofrera uma grave desilusão. O professor lhe explica que errou ao procurar imediatamente o amor. De fato, no mundo gay, o sexo vem antes do amor. A estrutura da vida gay exige que se ponha de lado o romantismo, que se freqüentem determinados bares, que se façam experiências eróticas quase impessoais. O aluno, portanto, deve antes de mais nada reconhecer em si a vocação, o “chamado” homossexual. Depois, quando já estiver certo, deve ingressar na vida gay aceitando suas regras de promiscuidade. Somente depois de muito tempo poderá realizar também uma experiência de amor individual, romântico. Francesco Alberoni

Um comentário:

  1. Interessantíssimo, as controvérsias, a complexidade gerada pela situação-tema.
    Sempre tive muitas dúvidas sobre amor e sexo.
    Sexo e amor. Amor sem sexo, sexo sem amor... rs
    Então é como se fosse ao contrario; ao invés do sexo ser fruto de uma profunda relação de conhecimento, intimidade e amizade entre humanos. Nesses casos ele pode acontecer primeiro e desencadear a amizade, o conhecimento e a intimidade entre humanos?:
    Bjo

    ResponderExcluir